quarta-feira, 2 de março de 2011

Quanto vale o Planeta Terra?

No artigo abaixo vemos uma avaliação do valor do Planeta Terra, imaginando que nós (seres humanos) como interessados nos juntássemos e fizéssemos uma "vaquinha" para comprá-la. Quem sabe assim daríamos mais valor para nossa propriedade, porém, enquanto não conseguimos nos unir para  para reunir o dinheiro, somos seus inquilinos como mostra o vídeo logo abaixo.


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/terra-vale-5-quatrilhoes-dolares-afirma-pesquisador-620479.shtml

Quanto vale o planeta Terra? Cerca de 5 quatrilhões de dólares, de acordo com o astrofísico americano Greg Laughlin. O valor, cerca de 100 vezes o produto interno bruto (PIB) de todos os países juntos, foi calculado utilizando uma fórmula criada pelo próprio cientista. Sua ideia é avaliar os exoplanetas — como são chamados os planetas fora do Sistema Solar — descobertos pela Kepler, a sonda de 600 milhões de dólares da Nasa, agência espacial americana. 

Laughlin divulgou a fórmula em seu blog pessoal e também a usou para avaliar outros planetas do Sistema Solar. "Eu queria uma métrica mais precisa para avaliar se um planeta merece a nossa atenção", afirmou o astrofísico. Os mais próximos da Terra, por exemplo, valeriam 14.000 dólares (Marte) e a trilionésima parte de um centavo de dólar (Vênus). O exoplaneta mais parecido com a Terra, Gilese 581g, descoberto em 2010, valeria 60.000 dólares. "É uma forma de medir quão empolgados deveríamos ficar sobre 'novas Terras' recém-anunciadas", disse. 

Os valores diferem bastante porque a fórmula leva em consideração a idade da estrela que ilumina o planeta, a quantidade de luz que chega até ele, a temperatura da superfície e o tamanho do astro. "Vênus é muito desvalorizado pela fórmula porque sua temperatura ambiente derreteria até chumbo", exemplificou Laughlin, em entrevista ao blog Boing Boing. 

Pela fórmula, o planeta será tanto mais valioso quanto mais antiga for a estrela que o ilumina e quanto mais próximo da Terra for o seu tamanho. Isso porque, segundo o pesquisador, são fatores que condicionam o desenvolvimento de vida. Mas a conta não considera outros elementos vitais, como a presença de água líquida ou atmosfera rica em oxigênio. "Ainda não temos a tecnologia para fazer esse tipo de análise fina sobre exoplanetas." 

Para Laughlin, apenas os planetas com valores superiores a 100 milhões de dólares merecem nosso entusiasmo. O cientista acredita que "a fórmula mostra quão preciosa é a Terra." Cinco quatrilhões de dólares, continua, "é o valor de toda a infraestrutura acumulada na história do homem. Espero que isso incentive as pessoas a preservarem o que temos." 


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=bIGoikHJzc8

Nenhum comentário:

Postar um comentário