domingo, 9 de agosto de 2009

Celebrar a diversidade é construir cidadania


A visão daquele outdoor na margem da rodovia Capanema / Salinas, nordeste do Estado do Pará, despertaram em mim pensamentos e palavras muito batidas, coragem, luta, cidadania, discriminação, preconceito, auto-estima, auto-valorização, respeito, amor. O slogan, excelente por sinal, já expressava praticamente todo esse conjunto de palavras, “Celebrar a diversidade é construir cidadania”. Ao lado, o arco-íres, um dos símbolos do Movimento Gay no mundo. De tudo, porém, o que mais surpreendeu é que o evento estava sendo realizado em São João de Pirabas, cidade pequena do nordeste paraense, em pleno norte do Brasil, onde preconceito e discriminação ainda são expressões muito comuns e aplicadas na vida social da região. Era a 1ª Parada Gay de São João de Pirabas.

Em junho de 2009, estava em São Paulo quando acontecia a maior parada gay do mundo, com a participação de mais de três milhões de pessoas, pois o acontecimento transformou-se em evento turístico que levanta a questão da homossexualidade com uma seriedade e alegria dignos de admiração.

Recordo-me quando houve uma pesquisa de rendimento no trabalho e os homossexuais ficaram em primeiro lugar. Foi posto que eles eram os que mais cumpriam o horário de trabalho e os que menos tinham vontade cabular ou fazer práticas corruptíveis. Muito interessante esse dado, visto que, por puro preconceito costuma-se julgá-los não pelo seu caráter, mas principalmente pela sua orientação sexual. Nada a ver!

A militância deste público refere-se principalmente as conquistas de políticas públicas que já estão sendo avaliadas e discutidas em conferencias por toda parte do Brasil. A primeira conferencia no Estado do Pará, aconteceu em 2008 com a participação maciça do Público Gay bem como, daqueles que tem afinidade com a causa. Neste evento foram discutidas políticas que fizeram parte de um documento maior discutido na I CONFERENCIA NACIONAL DE GLSBT (Gays, lésbicas, simpatizantes, bissexuais e transgêneros).

A questão social do Público Gay faz parte do rol de reivindicações das minorias (negros, índios, mulher, etc.) que lutam por seu espaço político e social, onde possam ter esclarecimentos acerca dos seus direitos e autonomia sob suas escolhas com a certeza de que acima de tudo A MINORIA estará sendo respeitada e amparada pelas leis e sobre tudo pela nossa CARTA MAGNA que diz: TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI.

Parabéns povo de São João de Pirabas, parabéns Movimento Gay da região, que a consciência de cidadania evolua e perceba que a diversidade cultural, social, de raças, de gênero, entre outras, é que faz com que a criação Divina se torne ainda maior. Nossa parte é buscar entendê-la e não julgá-la, pois tudo que está criado é perfeito, senão teríamos de arranjar outro Deus.

Consultoria: Valéria Duarte

Um comentário:

  1. Gostei muito do embasamento da postagem, como sempre muito bem exposta a idéia. Parabéns !

    ResponderExcluir