quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Princípios da Sustentabilidade


O Desenvolvimento Econômico é indispensável para a humanidade, no momento não há como não crescer para atender as demandas demográficas, de alimentos e de bens em geral. É preciso, porém, garantir o futuro das próximas gerações que se preparam para lutas bem maiores do que a nossa. Durante muito tempo, as pessoas administraram o planeta sem prestar atenção ao seu frágil equilíbrio. Poluímos o ar, a água, o solo. Exploramos excessivamente os recursos, como florestas, matérias-primas, energias fósseis e extinguimos muitas espécies de plantas e de animais. Finalmente estamos entendendo que esse comportamento é prejudicial para a sobrevivência do ser humano no planeta.

Desenvolvimento Sustentável, também chamado de “viável”, foi formulado pela primeira vez por ocasião da Conferência da Terra no Rio de janeiro, em 1992. O DS é uma associação obrigatória de boa gestão econômica, o progresso social e a preservação do meio ambiente. Esse “triângulo da sustentabilidade” é a base para uma nova forma de governar e traz consigo seis princípios fundamentais:

1. Princípio da precaução (não esperar o irreparável para agir);

2. Princípio da prevenção (é melhor prevenir que remediar);

3. Princípio da economia e da boa gestão (sabendo usar não vai faltar);

4. Princípio da responsabilidade (quem degrada deve recuperar);

5. Princípio da participação (todos estamos envolvidos, todos decidimos, todos somos protagonistas);

6. E princípio da solidariedade (legar um mundo viável às gerações futuras).

O Desenvolvimento Sustentável nos remete também à idéia de melhor divisão de riquezas, onde todos têm acesso a alimento, água potável e eletricidade.

No mundo hoje em cada 4 pessoas, pelo menos 1 vive na miséria, esse número chega a cerca de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Nilson Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário