quinta-feira, 14 de julho de 2011

Turismo em Brasilia e a cidadania


O Brasil é um espetáculo, há oportunidades diversificadas para turismo interno. Em Brasília por exemplo, uma possibilidade muito pouco divulgada é o turismo que vou chamar aqui de Turismo de Cidadania. Mostrar para as crianças o Congresso Nacional por dentro, o Palácio do Planalto, a Esplanada dos Ministérios são coisas que tem sido pouco divulgadas e valorizadas visto que política é algo que leva sempre o rótulo dos corruptos e demagogos que deixaram barreiras quase intransponíveis para os cidadãos. Política, lógico, é algo extremamente necessário para todos, é nobre, é importante e aquele que se propõe a um posto na política é um corajoso, um cidadão na maior concepção da palavra. No Congresso Nacional, eu e as crianças fizemos uma visita guiada e muito educativa, vimos exposições de presentes recebidos pelos nossos parlamentares vindos de países que visitam aquela casa, os espetaculares salões recheados de obras de arte, os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado, tivemos oportunidade inclusive de ver alguns parlamentares discursando, almoçamos no restaurante do senado que é aberto para quem quiser, e assim, entre tantas novidades verifiquei na alegria das crianças, que podemos mostrar e falar sobre política sem ser chato, mostrando o valor e a importância desta profissão.
Nas pequenas cidades, como é o caso de Capanema no Pará onde moro, bem que o Prefeito e Vereadores poderiam abrir aquelas casas para os estudantes e famílias da cidade para mostrar como funcionam aqueles órgãos do município, tenho certeza que seria de grande importância na formação dos futuros cidadãos das cidades, desmistificando a política e incentivando que nossos governantes e parlamentares do futuro tenham mais consciência da importância de suas atividades. Outro dia um menino me disse que todo político é ladrão, ao que retruquei imediatamente com explicações diversas, ele ficou aparentemente satisfeito com o que falei mas foi muito triste ter que explicar algo que não há tantas evidências na mídia e nem iniciativas para fazer com as crianças entendam a importância daqueles que detém as atribuições de conduzir a evolução coletiva de uma comunidade.
Em Brasília estão disponíveis muitas informações, mas acho que o turismo nas Câmaras Municipais, Prefeituras, Fóruns, etc., seriam uma inovação em muitos estados e municípios e serviria para o desenvolvimento dos verdadeiros valores para o surgimentos dos políticos éticos e responsáveis que o Brasil tanto precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário