sábado, 9 de julho de 2011

Passando pela Gruta de Maquiné/MG vi também a casa de Guimarães Rosa

Estive hoje na Gruta de Maquiné em Minas Gerais, a beleza é estonteante, é impossível não gostar e achar que estamos num céu em plena terra. Fiz algumas observações: Não há mais o gotejamento que foi responsável pela formação dos estalactites e estalagmites, segundo o guia, faz parte da degradação ambiental da região. Realmente, estive nessa região em 1980, e havia muita vegetação.

Naquela época vi muitas pessoas visitando a gruta e uma infraestrutura muito mais organizada. Não é o que vi hoje, fiquei triste de ver uma certa decadência no apoio que fica em frente. A beleza do lugar merecia mais atenção do governo. Não adianta buscarmos a evolução do Brasil do ponto de vista econômico apenas com a destruição de florestas e rios para a agricultura, pecuária e geração de energia, é necessário valorizar o turismo, pois o que não falta são lugares espetaculares por esse Brasil.


Chamou-me atenção que um pesquisador Dinamarquês, Peter Lund, realizou a exploração da gruta no século XIX e levou para a Dinamarca a maioria dos fósseis encontrados na gruta, está aí uma coisa que não concordo, sei que existem leis, mas acho que deveriam ser revistas e todo o patrimônio, seja material, cultural, científico deveria ficar no país de origem. Os países com mais recursos culturais e econômicos tem em seu poder um imenso acervo de outros países. Seria bom a ONU entrar nessa história, acredito até que já há alguma coisa e levantar um debate amplo para remover as injustiças nesta área.Passando por Codesburgo/MG no retorno, soube que ali nasceu o escritor Guimarães Rosa, acho que foi aí, com esse ambiente maravilhoso que ele buscou sua inspiração e serenidade para escrever coisas tão fantásticas em sua carreira de emérito autor de verdadeiras obras primas, fiquei muito orgulhoso do Brasil e feliz de estar ali tão perto de maravilhas da natureza e da fonte de inspiração deste grande pensador do Brasil.

Um comentário:

  1. Visitarei a Gruta no sábado, dia 14/07 e estou feliz em fazer este passeio com minha família. Espero realmente apreciar mais esta beleza natural de nosso Estado.

    ResponderExcluir