sábado, 18 de junho de 2011

A Feira da Cultura e seus pequenos vendedores

Andando pela Praça Moura durante a Feira da Cultura de Capanema/PA notei algo quase transparente, invisível para os olhos desacostumados ao movimentado mundo das multidões, os pequenos vendedores. Impressionante como eles aparecem de todos os lados, ocupam os espaços, gritam seus produtos, sorriem para as crianças quase sem parar. Elas, as crianças, são os clientes preferenciais, ninguém consegue parar um molequinho diante do pipoqueiro ou do bombonzeiro, ou ainda do vendedor de bonecos de plástico da China. Lembra muito os grandes e saudosos arraiais do passado, dos interiores do Pará.
É importante ressaltar como a produção de eventos como este pode gerar renda para famílias desprovidas de outras oportunidades. Os negócios pequenos gerados pela cultura neste caso contribuem sobremaneira para sustentar famílias que com certeza dão graças a Deus quando um governante põe em prática anseios da comunidade, que a princípio são vistos apenas como festa.
Uma senhora, vendedora de bonecos, ao ser fotografada me disse que era feia e não merecia a fotografia, eu lhe disse: nunca vi uma pessoa tão bonita e ainda por cima tão lutadora, ela levantou-se e perguntou-me, - o senhor acha mesmo? Vi naquele momento a possibilidade de erguê-la e fotografei a vontade até que ela convenceu-se que era bonita de verdade, olhou todas as fotos com muito prazer e seguiu gritando seus bonequinhos, produzidos pelas suas mãos calejadas e operosas. As músicas tocavam sem parar e a mulher ali me olhando, surpresa da sua própria importância.
Um pipoqueiro me pediu uma foto, pediu na verdade um retrato, na sua linguagem simples, tirei várias também, fiquei brincando com ele e suas imagens, percebi seu bom humor, sua simplicidade, sua predisposição em agradar. No chão da praça os vendedores se sentem em casa, contei uns dez pipoqueiros, uns cinco vendedores de bombons, uns quatro vendedores de bolas e bichinhos de plástico, outros tantos paçoqueiros, tacacazeiras, das batatinhas fritas, do picolé, dos cachorros quentes, vários artesãos orgulhosos das suas criações e por aí vai.
Um saudoso velhinho que vendia picolé na frente da CIBRASA, um dia me disse que tinha criado uns oito filhos com aquela sua venda, uma caixa de isopor carregada com o produto, quem diria que isso seria possível. Pois então, quantas pessoas estão dependendo desse tipo de negócio, quantas crianças esperam em casa aqueles trocados para comprar o quilo de comida do dia.
Naqueles pequenos vendedores é necessário que vejamos os verdadeiros heróis da vida, esses dramas vencidos pela disposição de não se entregar, o homem na sua luta cotidiana dizimando as investidas do pessimismo e do desânimo.
Eles estão por todos os lados, mas são como que os coadjuvantes do grande protagonismo social, nesse caso da Feira da Cultura de Capanema, Pará.
Nossas crianças porém não podem viver sem eles, pois são o sal que tempera a alegria dos pequeninos nas praças e além disso são eles que carregam a luz para afugentar a fome dos que os esperam ansiosos nos lares pobres das periferias.

Cabôco Nirso

Veja os pequenos vendedores com seus estabelecimentos ambulantes






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário