sábado, 29 de junho de 2013

Eu quero a Copa e as Manifestações, e daí?


A música "Comida" dos Titãs deixa bem claro em certo trecho:
"A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer..."

Muito atual essa letra, pois vi em muitos cartazes nas manifestações, um extravazamento contra o futebol, contra a copa do mundo no Brasil, contra outros eventos importantes.
Vejo que temos que separar as questões, futebol, diversão, lazer, que fazem parte do anceio pela qualidade de vida e outras questões também relacionadas a esta idéia, tais como, saúde, educação, transporte, etc.
Parece até que gostar de futebol, querer ir aos estádios é coisa de alienados, de anti-cidadãos. Eu não aceito radicalismos nem de direita  e nem de esquerda, temos que ter equilíbrio e entender que os problemas morais, de corrupção, ética, homofobia que tem aparecido e despertado toda essa gama de revoltas justas são naturais e fruto do trabalho de conscientização que vem minando nas mentes jovens por uma geração que foi regida pela ditadura militar e agora observa seus filhos e netos com orgulho indo às ruas e podendo gritar seus direitos.
O Ronaldo Fenômeno, que foi extremamente criticado, falou uma coisa que eu concordo: Como seria o Brasil se não tivesse Copa, a saúde e educação estaria melhor? Porque cobrar dele, do Pelé e de outros desportistas essas questões que são atribuições de políticos, cuja responsabilidade sabemos não estão cumprindo? Ronaldo e Pelé foram artífices de muitas alegrias para o povo Brasileiro e são colocados no mesmo nível dos políticos. Não concordo. Vamos cobrar de quem deve e não incluir gente boa no meio da história só pra dar ibope.
Vamos buscar nossa melhoria de qualidade de vida, vamos pra rua, vamos para os estádios torcer, vamos gritar e resfolegar, mesmo sem jeito ainda, mas vamos, isso é cidadania e queremos ser felizes.


Caboco Nirso

Nenhum comentário:

Postar um comentário