quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um caso de descaso e de amor


Presenciar certas coisas sempre nos trás experiências emocionantes e eternas. Passei nesta 4ª feira, dia 25 de maio de 2011 à noite por uma dessas situações muito representativas e emblemáticas.
Foi no evento de diplomação dos imortais da Academia Capanemense de Letras e Artes na Associação Nassau. O primeiro momento, muito triste, a composição da mesa, quando foram chamadas as autoridades e convidados especiais e vimos os poderes  judiciário, legislativo e executivo, não se fazerem presentes, nenhum representante sequer, desdenharam, desprezaram, negligenciaram um momento raro em nosso município, uma iniciativa real de apoio e fomento a cultura, uma tremenda impolidez e desprezo pelas nossas raízes e nosso povo. Como esta gente tem coragem para se dirigir a população pedindo votos, quem vai acreditar? 
Nem por isso a festa foi menor, continuou a ser o que teria de ser, um show de cultura, um avanço para novos tempos, uma iniciativa realmente reconhecida pelo público presente, onde os artistas se esmeraram em mostrar o talento tão desprezado pelas autoridades da cidade. 
Alegria, felicidade, faces vermelhas pelo prazer de estar ali, presenciando um momento histórico para Capanema. É assim que nascem os grandes movimentos de resistência, onde o ideal está acima das realizações tangíveis, a construção aqui é de seres humanos educados, conscientes, cidadãos éticos e com muito amor pelas causas do bem.
O discurso final do Presidente da ACLA-Academia Capanemense de Letras e Artes, Beto Buarque, foi um desses momentos de indignação do homem de bem, onde a força das palavras se entrega docilmente a força do coração. De tão vibrante, aquele momento foi como que um despertar no silêncio de um ser adormecido secularmente, por efeito de fortes sedativos mentais. Me senti ótimo, bebi aquelas palavras e deixei que elas ficassem me envolvendo por um longo tempo, era como se eu as tivesse pronunciado. Dizem que quando isso acontece é porque todos entramos no campo das idéias onde as palavras não mais tem expressão, ficando apenas a vibrante manifestação que vem nas ondas sonoras que mais se comparam a ondas sísmicas causando um terremoto íntimo e mudando sobremaneira nossa postura diante do mundo.
"ELES NÃO VIEREM!!!", assim se manifestou ainda com rosto triste, nosso amigo Beto, "PERDERAM!!!" gritou mais forte com o rosto crispado pela indignação e mais feliz, de cabeça erguida, como aquele homem que enfrenta de pé e sem medo uma orda de guerreiros numericamente maior mas sem força para vencer.
Fico com esse momento final, levei para dormir a graça das dançarinas, o forte apelo cultural da peça sobre a Lenda da Maria Cachorro, a espetacular performance do transformista, o linguajar expressivo dos cordelistas, a expressão de enlevo e paz tão visível nos presentes, o lançamento do livro, a mostra cultural. Me deu um orgulho danado esta noite. Foi um dia em que o homem foi importante, teve espaço, dançou sem se cansar, foi honrado e mostrado como a obra prima da natureza, a criatura respaldando a perfeição do Criador.

Cabôco Nirso


2 comentários: