domingo, 14 de março de 2010

Pnud quer que países ricos cumpram promessa

Meta é reduzir pobreza extrema
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, pediu aos países ricos para cumprirem promessa de ajuda às nações menos desenvolvidas, em busca do alcance das metas do milênio para erradicação da pobreza global.
.
O apelo foi feito durante a ‘Conferência Agenda 2010: Virada na Luta contra a Pobreza’, que aconteceu na capital britânica.
“A chefe do programa da ONU, Helen Clark, lembrou que muitos países já conseguiram resultados expressivos no combate à pobreza.
Ela citou o caso da Etiópia, que triplicou a rede de escolas primárias desde o ano de 1990. Lembrou também que o Malauí foi capaz de reduzir em 40% a taxa de mortalidade infantil no grupo de crianças de até cinco anos de idade.
Apesar disso, Clark lembrou que mais de um bilhão de pessoas ainda passam fome em várias regiões do planeta. Segundo ela, se não houver parcerias com países desenvolvidos, as condições de vida nesses lugares terão um retrocesso em vez do avanço previsto há uma década.
Os ‘objetivos do milênio’ foram definidos pelos países-membros da ONU em 2001. A ideia era erradicar a pobreza do planeta até 2015. A cinco anos da data anunciada, a crise financeira internacional trouxe dificuldades aos trabalhos, mas segundo Clark, ainda é possível cumprir a meta”.
A Conferência de Londres antecede a Cúpula Especial sobre as Metas do Milênio que vai acontecer em Nova York em setembro.


Marcelo Torres, da Rádio ONU
Adaptação Nilson Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário