domingo, 28 de março de 2010

Imagens e paisagens do Amapá

Pequenos quartos vazios

O pescador

Beira do Rio Araguari

Samaumeira no Igarapé Munguba

"A Samaumeira, a árvore considerada rainha da floresta.
De crescimento relativamente rápido, a samaumeira pode alcançar mais de 40 metros de altura, é
possuidora de propriedades medicinais e tem capacidade de reter água potável dentro do tronco.
Entre milhares de árvores, a samaumeira é uma das mais altas da Amazônia. De tronco grosso, tem espinhos nos galhos, raízes tubulares e as sapopemas que permitem o crescimento nas florestas da várzea.
Além dos poderes medicinais a samaúma é considerada pelos caboclos, uma árvore que possui poderes mágicos que protege as árvores e demais habitantes da floresta dos ambiciosos destruidores. Segundo a lenda, os poderes mágicos afastam e amedrontam quem entra na floresta mal-intencionado, pois segundo a população ribeirinha, a floresta gosta de servir ao homem, mas não de ser explorada."

Tucandeiras

As Tucandeiras são pequenas feras da floresta. Além de gigantes para as formigas (chegam a mais de 3 cm), possuem um ferrão temido. Enquanto as outras formigas podem incomodar, essa fere mesmo. Parente razoavelmente próxima das vespas (de que as formigas se originam), lembra bem essas primas na hora de se defender. Uma ferida pode inchar espantosamente o membro machucado e doer 24 horas ou mais. Mas lembre bem! Se não perturbar a Tucandeira, ela não perturbará você.

Espinhos da mata

Como se fossem lágrimas

Choro branco das árvores

Cerrado

O Cerrado é um tipo de vegetação caracterizado por árvores baixas, retorcidas, em geral dotadas de casca grossa e suberosa, espaçadas, e que leva por baixo tapete de gramíneas.

Capim do cerrado


Abraço por cima

Abraço na mata

Abraço apertado na mata

Passeio no Rio Araguari

3 comentários:

  1. Nilson, sou moradora da cidade de Uberlândia e Também sou apaixonado pela beleza do cerrado. Parabéns pela iniciativa do blog!

    Núbia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por visitar o blog. Estive no Amapá realizando pesquisa geológica e fiquei impressionado com as belezas naturais do Estado. Não conhecia bem de perto o cerrado e achei belíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Nilson meu nome é Edson,sou prof: e moro em Cutias.Tenho uma câmera fot.muito boa e gostaria de compartilhar com você algumas imagens. Meu tel.e 32815657 Santana. Espero contato.

    ResponderExcluir