quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Arraial do Pavulagem – Um legítimo representante da cultura paraense

Neste dia 07 de fevereiro, numa manhã ensolarada, com nuvens brancas circulando preguiçosamente no céu, vi e me orgulhei de uma das maiores manifestações da cultura paraense. Trata-se do “Arrastão do Peixe Boi”, uma grande passeata dividida em três ou quatro blocos de alegres brincantes cada um com suas formidáveis baterias e instrumentos musicais. À frente puxando a turma, o ônibus da ONG “Rádio Margarida” que presta um relevante serviço às comunidades levando alegria e cultura aos bairros de Belém. Carimbó e Bumba Meu Boi, são os principais ritmos da trupe, com variações diversas e maravilhosas. Saindo da Estação das Docas, seguimos pelo Ver-o-peso, passando pela praça do relógio, Praça da Sé, entrando pela Cidade Velha e concentrando-se finalmente na Praça do Carmo. Vi com satisfação a “dança dos ancestrais”, onde todos circulando no anfiteatro da praça em múltiplas voltas seguiam sorridentes e orgulhosos lembrando nossos avós indígenas. A coreografia foi emocionante, digna representante das grandes tribos, dos índios tão sofridos e perseguidos na história do Brasil. Logo após, formou-se a roda de carimbó, onde todos se manifestaram com desenvoltura e sempre com muita felicidade. Havia em redor da praça exposição e venda de artesanato paraense, comidas típicas, CDs e vídeos de artistas da nossa terra, entre outras coisas.
Importante ressaltar a presença de uma maioria jovem e da grande consciência cultural e de cidadania dos participantes. A presença de Ronaldo Bastos (compositor e artista paraense reconhecido) levando palavras de incentivo a cultura do Pará foi especial e aplaudida efusivamente.
Importante lembrar que o Peixe Boi é um animal em risco de extinção e o Arraial do Pavulagem é uma ONG com vários trabalhos de apoio a comunidades socialmente vulneráveis mostrando também que o movimento contribui sobremaneira na visão e consciência ecológica e social da população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário