domingo, 23 de dezembro de 2012

Educar os sentimentos, uma reflexão para a superação na vida



Existem três palavras muito importantes, conhecimento, atitude e sentimento. Todos nós podemos adquirir com certa facilidade muitos conhecimentos, nossa mente está preparada para abordar uma infinidade de informações, das quais uma pequena parte é armazenada e retida na memória indo juntar-se com outras mais. A busca pelo conhecimento deve ser contínua, envolvendo uma vida inteira, culminando se possível com o último suspiro do ser humano antes de partir para a vida maior.

Só o conhecimento, porém não nos torna pessoas completas, precisamos decidir o que fazer com ele e para isso O Criador nos proporcionou o direito de escolher, o que denominamos Livre Arbítrio. Muitos de nós não arredamos os pés do lugar, mantemo-nos indiferentes aos acontecimentos, o que culmina muitas vezes em uma vida vazia, desprovida de obras e de ações no bem.  É necessário caminhar, ter liberdade de escolher seu próprio caminho, o que não significa despreocupação ou irresponsabilidade com as consequências, estas muitas vezes podem consumir uma grande parte de nossas vidas, como efeito de pequenas e insignificantes inconsequências. “A semeadura é livre, a colheita, porém é obrigatória”.

A atitude positiva e proativa diante dos fatos significa ir ao encontro dos nossos objetivos, queremos sempre acertar, as intenções são as melhores possíveis, entretanto erramos, acertamos, mudamos os rumos e pegamos atalhos. Os atropelos, os obstáculos, não passam de experiências para nos tornarmos melhores e o que chamamos de sofrimento são as melhores oportunidades de crescimento pessoal. Sofrer não é bom, mas diante da dor, podemos buscar a serenidade e refletir sinceramente no porque dos acontecimentos. Algo nos dirá que tudo está no seu devido lugar, as pessoas com as quais convivemos são as melhores para nós, a cidade em que moramos é o melhor lugar do mundo para se viver, o nosso trabalho é uma benção, estamos vivendo na melhor época de todos os tempos e tudo o que acontece conosco não é por acaso e sim parte de um planejamento maior para nos beneficiar. Sem pensar assim, estaríamos negando a existência de Deus. Sim, Deus existe, ele é Pai, é eterno, é perfeito, é infinitamente justo e bom, conhece nossa origem e nosso futuro. Isso tudo nos leva a deduzir que nossa salvação ou felicidade eterna é apenas uma questão de tempo.

Podemos decidir ser bons, fazer o bem e a tudo superar apenas com a força da nossa determinação. O conhecimento e a atitude são fundamentais. O que buscamos, no entanto, como criaturas divinas, o que nos impele ao crescimento é ser a própria mensagem daquilo que dizemos e fazemos. Para isso vamos ter que “ralar”, exercitar o bem, praticar a solidariedade, vencer nosso comodismo, superar a nós mesmos como seres em franca evolução, desenvolver a paz em si, viver cada dia como se fosse o único de nossas vidas. O sentimento desenvolvido e maduro não tem limites. “No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento. Não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior, que reúne e condensa em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei do amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e extingue as misérias sociais (Evangelho Segundo O Espiritismo)”.

Poucos vivenciaram a grande mensagem, “amai-vos uns aos outros”. Praticaram essa verdade espontaneamente como um sentimento implícito e natural de suas personalidades e caráter. Apenas um homem, no entanto mostrou condições para completar a frase e disse: “como eu vos amei”, Jesus, que sabia da importância de amar, decidiu amar e amou de verdade como apenas ele foi capaz.

Muita paz a todos, feliz fim do mundo e um grande recomeço!

Caboco Nirso

Um comentário:

  1. Seu texto é belo do início ao fim!!!!!isso porque unem conhecimento e prática...Vindo de vc Caboco Nirso eu já esperava: divulgação do bem, ações conscientes que primam pelo coletivo!!Texto maravilhoso, aprovado!!!!Aninha

    ResponderExcluir